Transparência e Controle Social


Como forma de dar maior transparência ao trabalho, o Programa de Visitas às Escolas é divulgado no site do TCMRJ. Lá, a população tem acesso a duas formas de visualização: publicação dos relatórios consolidados e publicação dos resultados das visitas.

A primeira delas consiste na visualização do próprio relatório consolidado de todas as Escolas visitadas em cada ano letivo, gerando um apanhado geral de todo o município. A outra, através do georreferenciamento, permite a visualização individualizada das Escolas, a partir de um aglomerado por uma definição em comum, ou a partir de uma busca específica pela Unidade.

Outrossim, o Programa desempenha um papel de apoio mútuo junto ao cidadão, uma vez que não só o Tribunal busca ajudar a sociedade nas soluções de problemas da educação, mas também busca sua ajuda, através da indicação destes principais problemas.

Neste sentido, em 2015, a equipe da ASI do TCMRJ desenvolveu o aplicativo para smartphones "TCMRJ - Visitas às Escolas", disponível no Google Play e na Apple Store, que pode ser baixado para equipamentos como celulares e tablets por qualquer cidadão, aproximando a sociedade deste Órgão de Controle.